Moradores de Itapecuru – Mirim, acuados, inseguros e com medo devido ao grande número de crimes que aumentou nos últimos meses realizaram a 2ª Caminhada Pela Paz na última quarta feira 21 de dezembro. Segundo a organização do evento, a insegurança hoje existente na cidade, impede os moradores de uma convivência pacífica por causa dos constantes assaltos a mão armada, promovidos em sua maioria por menores infratores que chegam a praticar mais de dez roubos diários no perímetro urbano, e essa demanda foge às possibilidades de controle por parte do atual efetivo policial. Além disso é freqüente os acidentes de motociclistas com vitimas fatais sem o uso de capacetes, furtos e roubos nos últimos meses em: residências, motos, celulares, lojas comerciais, igrejas, entre outros.
Pauta ao Governador e ao novo prefeito:
Este ano a organização produziu uma lista de solicitações que acompanha a carta aberta e o abaixo assinado ao Governador Flávio Dino, ao Secretário de Segurança Jefferson Portela, ao prefeito eleito Miguel Lauande Fonseca e às demais autoridades.
Programação
A programação foi composta por várias paradas especiais onde os munícipes apresentaram o que tem de melhor por meio de falas, ordem unida da Brigada Mirim, Bombeiros Mirins e Desbravadores da Igreja Adventista.
Veja alguns itens do pleito:
1. Construção de abrigo para menores infratores;
2. Criação de uma comunidade terapêutica para cuidar dos agentes do sistema de segurança pública, dependentes químicos;
3. Construção do quartel da polícia militar do maranhão no município;
4. Construção ou adequação da delegacia do município;
5. Criação da polícia municipal de acordo com a lei federal 13.022/14;
6. Criação da coordenadoria municipal de políticas sobre drogas;
7. IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA MUNICIPAL DE TRÂNSITO BASEADA NA RESOLUÇÃO Nº 166, DE 15 DE SETEMBRO DE 2004, LEI FEDERAL 9.503/97, RESOLUÇÃO 039 CONTRAN; SOBRE O USO DE CAPACETES ART. 55 § 1º
Entre outras…
As pautas foram entregues ao deputado estadual Cabo Campos que se fez presente a convite de moradores e este providenciará um encontro com o primeiro escalão do governo para dar encaminhamento aos pleitos.