Logo
  • Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de menores foi movimentado em São Bento

    Ontem, quinta-feira, 18 de maio, foi o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Brasil, quando foram realizadas diversas campanhas e ações estratégicas de proteção aos menores de idade em todo o país.

    E em São Bento, a data foi bastante movimentada. A Prefeitura se fez presente com vários alertas em diversos setores da sociedade, movida pelos mesmos objetivos orientados pela campanha do Governo Federal.

    Em parceria com o Conselho Tutelar de São Bento, a Secretaria Municipal de Assistência Social esteve realizando, desde o dia 9 passado, inúmeros movimentos nesse sentido, tanto nas escolas públicas como nas ruas da cidade e na zona rural do município, culminando ontem com o “Dia D”, como fez questão de denominar a data a secretária municipal de assistência social, Isaura Barros.

    Segundo a titular da pasta, a campanha na cidade – que teve a participação das polícias civil e militar, guarda municipal e outros órgãos públicos -, não se encerra por aí.

    A secretária afirmou que a Prefeitura continuará de olhos abertos e atenta quanto às ilegalidades cometidas por adultos a crianças e adolescestes em todo o município.

    Com a iniciativa do Conselho Tutelar, a Secretaria de Assistência Social apoiará e reforçará toda e qualquer diligência de proteção aos menores de idade de São Bento, “dentro e fora do seio familiar”, deixou bem claro Isaura Barros.

    A campanha do Dia Nacional, comandada pelo Conselho Tutelar e apoiada pela Secretaria de Assistência Social, começou com uma caminhada da praça do Aeroporto, que atravessou a cidade pela rua Grande e finalizando na praça Carlos Reis.

    Durante a semana, antecipando o dia 18 de maio, tiveram várias visitas à zona rural do município e a diversas escolas públicas da cidade, sempre no sentido de orientar em grupos e individualmente os jovens e as famílias são-bentoenses.

    Todos estavam imbuídos em levar as informações necessárias de alerta do Dia Nacional aos mais distantes rincões da cidade e à toda população do município.

    A campanha nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de menores no Brasil traz o lema “Faça bonito. Proteja as nossas crianças e adolescentes. Esquecer é permitir, lembrar é combater”. O objetivo dessas ações, por todo o país, é promover a proteção às crianças e adolescentes, divulgar as informações de combate à exploração e abuso sexual e estimular as denúncias de crimes cometidos por adultos a menores de idade.

    Para denunciar, a pessoa pode procurar diretamente o Conselho Tutelar ou qualquer delegacia de polícia (especializada ou não na defesa de crianças e adolescentes) e através do disque-denúncia nacional, ligando para o número 100. Nos casos de emergência, o denunciante também poderá ligar para o número 190.

    A Prefeitura de São Bento e o Conselho Tutelar pretendem contundentemente influir todos os dias na harmonia dos lares das famílias sambentoenses, fazendo com que as crianças e adolescentes estejam sempre protegidos dentro e fora de casa.

    Fotos: Zeus Padaratz

    0 Comentários

    Deixe o seu comentário!