Importante cidade da Baixada Maranhense, Pinheiro recebeu uma série de novos investimentos entregues pelo governador Flávio Dino durante sua passagem pelo município na tarde desta terça-feira (29). São ações nas áreas de infraestrutura, assistência social, educação e saúde, que se somam a outros programas do Governo do Estado, que revelam a preocupação da gestão em garantir mais qualidade de vida à população e mais desenvolvimento para cidade.
Durante a solenidade, entre anúncios e entregas, o governador inaugurou o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAs) e o Centro de Referência em Assistência Social (CRAs); assinou ordem de serviço para obras de reconstrução de 186 km da rodovia MA-106, no trecho entre o Porto do Cujupe ao município de Nunes Freire; além de autorização do repasse para construção da Unidade Básica de Saúde da cidade.
“Estou muito feliz que os equipamentos sociais hoje estejam completamente entregues à população. Ao mesmo tempo estamos aqui iniciando a recuperação da avenida Getúlio Vargas, assim como a assinatura da ordem de serviço e início das obras de recuperação da estrada que vai desde o Porto de Cujupe até a cidade de Nunes Freire, uma MA que é importante para ligar Pinheiro à capital e a outros municípios. Além desses, outros anúncios foram feitos, que vem em complemento a outra ações que já fizemos aqui. Há um programa permanente de ações de apoio à cidade de Pinheiro”, pontuou Flávio Dino.
Com as entregas do CRAs e CREAs de Pinheiro, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) alcança a marca de 109 equipamentos de assistência social construídos no Maranhão. Os Centros de Referência servem para atender todas as famílias em situação de vulnerabilidade social, ofertando uma gama de serviços que são essenciais para a proteção dos direitos e da dignidade de cada cidadão.
Além de facilitar o acesso a importantes programas de transferência de renda federais e estaduais, como o Bolsa Família e o Bolsa Escola, as unidades do CRAs e CREAs prestam atendimento em casos de violência, trabalho infantil, apoio a jovens, adultos e idosos. Como explica o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista, “aqui em Pinheiro entregamos dois importantes equipamentos, da política de baixa e média complexidade, que tem suas missões primeiras de garantir os vínculos familiares e comunitários, a porta de entrada para as políticas sociais”.
Quem comemorou a chegada do novo prédio foi beneficiária Abgaene dos Santos Silva, 22 anos. Usuária do serviços do CRAs desde a estrutura antiga, a jovem, que está grávida de seis meses, acredita que o dia a dia no Centro de Referência vai melhorar. “Sou muito grata aos serviços que são oferecidos aqui, graças a eles me sinto preparada para ser mãe. Agora, neste prédio, o que já era bom vai ficar melhor”, defendeu.
Infraestrutura
Um conjunto de ações na área de Infraestrutura do Governo do Estado foram anunciadas, iniciadas ou já estão sendo realizadas na cidade, que o trará dias melhores para os munícipes e também para cidades vizinhas.
“O Mais Asfalto chega e com a nova etapa são 16 km, oito quilômetros na avenida Getúlio Vargas e oito quilômetros de acesso à comunidade Pacas. O início também da recuperação da rodovia de Pinheiro até Cujupe e de Pinheiro até Governador Nunes Freire. Em breve iniciaremos a revitalização da Praça Centenária ajudando a melhorar a qualidade de vida da população de Pinheiro e de toda a região”, explicou o secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto.
Saúde
Na área de saúde, Flávio Dino autorizou o repasse fundo a fundo, do Governo do Estado para a Prefeitura, de R$ 300 mil, para construção de uma Unidade Básica de Saúde, que deverá, além de ofertar atendimento aos pinheirenses, ser local de estágio para estudantes de medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), conforme solicitação dos próprios alunos da instituição.
Para fortalecer e ajudar a manter o curso de Medicina da UFMA em Pinheiro, que ameaçava sair da cidade, por diminuição do repasse do Governo Federal para manutenção da instituição, o governador destinou R$ 400 mil para complementar o salário dos professores como gratificação a cursos a serem oferecidos aos estudantes.
Mais ações
Na passagem do governador pelo município, foram entregues 17 títulos de terras, uma forma de beneficiar o agricultor familiar através da regularização fundiária; e também foram entregues fardamentos escolares aos alunos da rede pública estadual, totalizando 7.836 uniformes escolares entregues gratuitamente, pela primeira vez, aos estudantes.
Participaram da solenidade o deputado federal Waldir Maranhão, os prefeitos das cidade de Pinheiro, Presidente Sarney, Santa Helena, São Vicente de Ferrer, e os deputados estaduais Zé Inácio e Othelino Neto.