Logo
  • Governo leva serviços de saúde à população de ilha em Cururupu

    Distante aproximadamente 50 km da sede de Cururupu está a ilha de Valha-me Deus. Cerca de 300 pessoas vivem no local, que para chegar lá só após duas horas de barco. Para atender essa população e levar serviços de saúde, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado Extraordinária de Articulação das Políticas Públicas (Seepp) e da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Prefeitura Municipal de Cururupu, realizou um dia de atividades com a população na ultima quarta-feira (31).

    Profissionais da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma), das cidades de Pedro do Rosário e Serrano do Maranhão, realizaram mais de 100 atendimentos, entre consultas médicas, de enfermagem, de psicologia, além de palestras educativas sobre exploração sexual e higiene bucal com os alunos da Unidade Escolar Rita Santos Baldez, que fica na comunidade.

    Também foram realizadas visitas domiciliares, escovação supervisionada e aplicação de flúor. A pequena Débora, de nove anos, aprendeu direitinho as lições do dentista da Força. “Aprendi que temos que escovar os dentes três vezes ao dia para que eles fiquem saudáveis e não criem cárie”, destacou a estudante.

    Os moradores de Valha-me Deus também tiveram oportunidade de fazer testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B. Também teve vacinação contra Influenza, Tétano, Hepatite B e Febre Amarela. A pescadora Irley Silva levou os filhos para atualizarem a carteira de vacinação e aproveitou para se consultar. “Este tipo de atividade é muito importante, nossa população é muito carente e para a gente que mora aqui na ilha é tudo muito difícil. Hoje meus filhos se vacinaram e eu ainda me consultei e fiz testes rápidos. Tudo muito bom”, afirmou a pescadora.

    Por não ter água encanada na ilha, as pessoas têm que acumular água em baldes. Em função disso, o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (Lira) na ilha é muito alto, 10 vezes maior que o aceitável. Entre as ações desenvolvidas, foi realizada nebulização espacial na área. “O Governo do Estado veio auxiliar a Secretaria Municipal de Saúde quanto ao desenvolvimento dessas ações numa comunidade que é carente, de difícil acesso e a gente vê que não é todo dia que essas ações são desenvolvidas aqui”, pontuou o coordenador das Regionais de Saúde da SES, Aristeu Almeida.

    No fim do dia, técnicos da Seepp e da SES participaram de uma reunião com a comunidade para ouvir as reivindicações, onde a maioria estavam relacionadas às áreas da saúde, saneamento básico e mobilidade, sobretudo no que diz respeito ao escoamento da pesca, principal fonte de renda da população. O presidente da Associação de Moradores de Valha-me Deus, Luís Alberto Silva destacou que essa foi a primeira vez que equipes do Governo do Estado foram até a ilha. “O governador Flávio Dino foi o primeiro que nos ouviu e nos viu. Graças a Deus esses profissionais de saúde estão aqui hoje. Nós estamos muito felizes e esperamos que essa parceria continue”, afirmou.

    “O governo Flávio Dino é para estar onde o povo precisa. Considerando que o acesso a esses serviços é um direito de todo cidadão, principalmente às pessoas que estão em lugares mais distantes, tem pouco acesso e são pouco beneficiadas”, esclareceu a Assessora Técnica da Seepp, Ana Lúcia Nunes.

    0 Comentários

    Deixe o seu comentário!