Logo
  • Governo realiza seminário sobre drogas nesta terça-feira (12) em Pinheiro.

    O Governo do Estado realiza nesta terça-feira (12), às 8h, o Seminário Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas: Prevenção, Tratamento e Redução da Oferta, no auditório da Unidade Integrada Presidente Médici, em Pinheiro.

    Dentre os palestrantes destacam-se Marcos Pacheco, doutor em Políticas Públicas e secretário de Estado de Políticas Públicas; Márcio Menezes, psicólogo e chefe do Departamento de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde; Fernanda Fernandes, advogada e vice-presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas.

    O uso de drogas tem se mostrado um dos mais complexos e inquietantes fenômenos contemporâneos, exigindo que os governos e a sociedade partilhem a responsabilidade na busca de alternativas que levem a sua melhor compreensão e abordagem. Esse uso impacta, de forma contundente, nas políticas públicas em todos os níveis, aumentando as demandas por serviços de saúde, segurança pública, assistência social, educação, sistema penitenciário, entre outros.

    Segundo o último Relatório Mundial sobre Drogas divulgado em 2016 pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), aproximadamente de 5% da população adulta, ou 250 milhões de pessoas entre 15 e 64 anos usaram pelo menos uma droga em 2014. O relatório aponta, ainda, que cerca de 12 milhões de pessoas usam drogas injetáveis e 14% destes vivem com HIV.

    Esses dados revelam que o impacto do uso de drogas na saúde continua preocupante. Já a Pesquisa Nacional sobre o Uso de Crack no Brasil, publicada em 2014, aponta que 0,54% da população brasileira faz uso regular de crack, sendo que o maior índice é encontrado na Região Nordeste, onde esse índice é de 1,29%.

    O Governo do Estado, como sujeito de intervenção nas políticas públicas, tem um papel importante no sentido de construir alternativas para a problemática. Com essa compreensão, e em parceria com movimentos sociais, o seminário tem como objetivo garantir a participação de representantes das instituições e organizações sociais, estudiosos e pesquisadores sobre a temática para contribuírem na elaboração de diretrizes para a Política Estadual sobre Drogas no Maranhão.

    Programação 
    8h – Credenciamento
    8h30 – Mesa de Abertura
    9h – Palestra Magna “Política Nacional de Drogas: Saúde, Segurança Pública e Direitos Humanos” – Marcos Pacheco e Márcio Menezes
    9h30 – Debates
    10h – Painel “O papel dos Conselhos na Política Estadual de Drogas” – Fernanda Fernandes (Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas), Arimatéia da Conceição (Conselhos Escolares Sobre Drogas), Mari-Silva Maia (Conselhos Comunitários Pela Paz)
    11h – Debates
    12h – Intervalo para almoço
    14h – Desenvolvimento dos três Grupos de Trabalho (GTs) com os seguintes eixos: prevenção, estudos, pesquisas e avaliações; tratamento, recuperação, reinserção social, redução de danos sociais e saúde; redução da oferta
    17h – Encerramento

    SERVIÇO

    O QUÊ? Seminário Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas: Prevenção, Tratamento e Redução da Oferta
    QUANDO? Terça-feira (12), às 8h
    ONDE? Auditório da Unidade Integrada Presidente Médici (Rua Inácio Pinheiro, s/n°, bairro Matriz – Pinheiro).

    0 Comentários

    Deixe o seu comentário!