Mourão sobre Dino: ‘Posso convidar para um chope, mas não voto nele’ para o STF

O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), ex-vice-presidente no governo Jair Bolsonaro (PL), afirmou que pode convidar o ministro da Justiça, Flávio Dino, do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), “para tomar um chope”. Apesar disso, não votará a favor de uma eventual indicação dele para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A declaração foi feita em entrevista à “Folha de S. Paulo”.

“Me dou muito bem com ele, mas não voto [para o STF]. Eu fui durante quatro anos membro do Alto Comando do Exército, onde a gente vota para promover os oficiais a general. Votei em gente que eu jamais sentaria para tomar um chope; e deixei de votar em gente que eu tomaria chope e bateria papo a noite inteira. O Dino eu posso convidar para tomar um chope, mas não voto nele”, disse.

Mourão ressaltou que é prerrogativa do presidente da República indicar alguém que seja de conduta ilibada e notório saber jurídico, mas que o nome de Dino não deveria ser a escolha de Lula para a Suprema Corte. “Vamos aguardar se o Dino vai ser indicado. Não sei [se ele pode ser aprovado]. É nosso colega, é senador igual a gente. Eu não voto porque eu considero que o presidente não deveria indicá-lo. Deveria indicar qualquer outra pessoa, menos ele”, declarou.

O nome de Flávio Dino vem sendo levantado como uma possível indicação de Lula ao STF para ocupar a vaga deixada por Rosa Weber, que se aposentou em setembro. O chefe da Justiça, porém, nega qualquer tipo de campanha nesse sentido. O indicado para a Suprema Corte precisará ser sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e, depois, ter seu nome aprovado em votação no colegiado e no plenário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *