Logo
  • Prefeita Valéria Castro se reúne com produtores na próxima terça-feira para tratar sobre o PAA

    A prefeita de Presidente Sarney, Valéria Castro,  e o Secretário Municipal de Agricultura, Gilson Lima,  estarão reunidos na próxima terça-feira (20) com produtores da agricultura familiar que participam do  Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no município. Tanto a prefeita como o secretário querem conversar pessoalmente com cada produtor, saber de suas demandas e ideias para melhorar o modelo de gestão do PAA.

    Segundo a prefeita, esse será o primeiro de uma série de encontros que serão realizados com os produtores do município.“É necessário estarmos em contato permanente com  cada fornecedor, com  os presidentes das associações e com os produtores que irão fornecer os alimentos. Queremos ouvir  as suas demandas, suas opiniões e compartilhamos algumas ideias. Então, passaremos para eles as propostas do novo modelo de gestão desse programa que atende o nosso município”, explicou a prefeita.

    Criado em 2003, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma ação do Governo Federal para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção.

    O PAA também contribui para a constituição de estoques públicos de alimentos produzidos por agricultores familiares e para a formação de estoques pelas organizações da agricultura familiar. Além disso, o Programa promove o abastecimento alimentar por meio de compras governamentais de alimentos; fortalece circuitos locais e regionais e redes de comercialização; valoriza a biodiversidade e a produção orgânica e agro ecológica de alimentos; incentiva hábitos alimentares saudáveis e estimula o cooperativismo e o associativismo.

    0 Comentários

    Deixe o seu comentário!