A prefeitura de Pinheiro já recebeu mais de 25.5 (vinte e cinco milhões e meio de reias), em repasses federais do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). Mesmo recebendo toda essa fortuna, apenas 50% dos profissionais da educação (efetivos) receberam a primeira parcela do 13º e os profissionais contratados da educação estão sem previsão para receber o salário de outubro.
De acordo com o Portal da Transparência, dois repasses milionários foram feitos ao município de Pinheiro. “14.994.271,74” como complementação da União ao Fundo e mais “10.544.271,84” somando “25.538,543,58” ou seja, mais de vinte e cinco milhões e meios de reais para investir na educação.
Além do não pagamento do salário dos profissionais da educação, o setor passar por outros graves problemas como a falta de transporte escolar pelo não pagamento dos motoristas e veículos locados e também a falta de merenda escolar principalmente nas escolas da zona rural.