Logo
  • Professor da rede estadual lança livros e convida o público leitor a uma viagem pelas memórias afetivas com a Baixada Maranhense

    Professor Zé Carlos em noite de autógrafos

    Canto calado’ e ‘Gera: entre as fontes das emoções e as trilhas que me levam a mim’ são os dois livros escritos e lançados, nesta sexta-feira (06) pelo escritor José Carlos Gonçalves Filho, que, também, é professor de Língua Portuguesa, Produção Textual e Literatura Brasileira e Portuguesa, do Centro de Ensino Anjo da Guarda, escola da rede estadual de ensino, no bairro homônimo.

    O livro ‘Canto calado’ reúne poesias, muitas delas inspiradas nos Verdes Campos que circundam a cidade de Pinheiro, sua terra natal, na Baixada Maranhense. Já a outra publicação intitulada ‘Gera: entre as fontes das emoções e as trilhas que me levam a mim’ trata de uma prosa-poética.

    Professor Zé Carlos entre amigos e colegas de trabalho

    Na última obra, o autor aborda o surgimento de Pinheiro, a chegada dos padres, a passagem dos bandos ciganos, o medo da chegada do cangaceiro Antônio Silvino, os loucos que amedrontavam as crianças, as amizades sinceras, os velhos costumes. Tudo isso em uma linguagem universal, que permite a identificação, principalmente, de quem nasceu no interior e foi tentar melhores condições de vida em centros maiores. Com temática social e elementos do lirismo, a obra apresenta infância, saudosismo, introspecção, críticas, denúncias, melancolia, relações familiares e mais a ser descoberto pelos novos leitores.

    “O livro em prosa é um resgate da minha infância, principalmente, marcada pelas andanças à beira do Rio Pericumã e pelos povoados, que cercam a sede do município. A inspiração é fruto da saudade da minha terra-mãe e do afã de resgatar acontecimentos, crenças e pessoas que muito me marcaram”, destaca o autor.

    O professor José Carlos é formado em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), desde cedo despertou o prazer pelo mundo da literatura. Escrever e publicar um livro de poesia era um dos seus maiores sonhos.

    Amigos prestigiaram o escritor em noite de autógrafos

    O livro foi lançado no Centro de Ensino Anjo da Guarda (CEAG) /Farol da Educação. A noite de autógrafos reuniu a comunidade escolar, familiares e amigos, entre eles alguns escritores e representantes da Unidade Regional de Educação (URE) de São Luís, que fizeram questão de prestigiar o momento.

    “Foi um momento radiante e motivador para nós que fazemos o C.E. Anjo da Guarda, porque é a realização de um sonho de um professor, que é muito querido para esta comunidade escolar. Foi muito gratificante poder fazer parte da organização e deste momento tão especial”, disse Eliene Moraes, gestora geral do C.E. Anjo da Guarda.

    0 Comentários

    Deixe o seu comentário!