Logo
  • Secretaria Municipal de Educação de Presidente Sarney realiza Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

    Mais de 5.300 municípios brasileiros aderiram ao PNAIC, entre eles Presidente Sarney. 

    A Secretaria Municipal de Educação de Presidente Sarney – Ma., realizou na última sexta-feira 24, na Escola Iná Rego, a Formação Continuada de professores alfabetizadores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa –PNAIC..

    O Pacto é um compromisso formal assumido pelo Município junto ao Estado e Governo Federal que visa assegurar a plena alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

    Na abertura, a prefeita Valéria Castro reafirmou a importância do programa para uma melhor  educação  no município.

    “Quero dizer a todos que estão aqui participando dessa formação, que certamente esse nome não poderia ser mais bonito: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Mais bonito mesmo é a prática do que esse nome está dizendo.  Em nosso município temos jovens e adultos que não sabem ler e escrever e isso é uma defasagem muito grande na nossa educação. Isso existe exatamente porque essas pessoas quando crianças não tiveram a oportunidade de serem alfabetizadas na idade certa” disse a prefeita.

    Valéria Castro disse ainda que o que provoca uma  desmotivação, passa a fase da efervescência  pela aprendizagem  que a criança tem quando começa aprender as iniciais. ”

    Por isso,  eis  o tempo de se usar todas as ferramentas possíveis, todo esforço  humano e  material para que essas crianças sejam de fato alfabetizas na idade certa, porque dai para frente elas não terão mais dificuldades nenhuma, porque encontraram o caminho da leitura e da escrita   e certamente estarão muito mais empolgadas mais criativas para seguir sua carreira estudantil,  e é isso que queremos, é  a nossa determinação,  e que no próximo ano possamos investir muito nessa fase, que possamos ter um acompanhamento de fato e que essa aprendizagem se torne efetiva, é isso que queremos, é essa nossa missão, nosso propósito para assim termos uma educação de qualidade e na idade certa”, disse a prefeita” concluiu.

    Durante o encontro de formação o  coordenador local, o Professor Paulo,  fez a apresentação do programa, falou das didáticas a serem adotadas e o empenho de cada um em suas funções para o  aprimoramento do PNAIC.

    O que é Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa?

    Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC,  foi implementado no início desse ano para garantir a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, com incentivos financeiros e assistência técnica e pedagógica do governo federal.  A iniciativa do Ministério da Educação  partiu dos dados levantados pelo Censo 2010. Ao todo, são 15,2% as crianças brasileiras em idade escolar que não sabem ler, nem escrever.

    O objetivo do MEC  é que 100% das crianças brasileiras estejam plenamente alfabetizadas, capazes de ler, escrever, saber interpretar textos e fazer contas.

    Herasmo Leite

    0 Comentários

    Deixe o seu comentário!