O Incra no Maranhão assinou convênios com as prefeituras de Cantanhede e Cajari para execução de obras de infraestrutura em assentamentos. Também firmou acordo de cooperação técnica com a prefeitura de São Vicente Férrer para possibilitar o acesso das famílias assentadas no município ao Crédito Instalação, nas modalidades Fomento e Fomento Mulher. Os atos que oficializaram as parcerias foram assinados na superintendência regional da autarquia, na capital São Luís, dias 26 e 27 de março.
O superintendente do Incra/MA, George de Melo Aragão, afirmou que o instituto está intensificando investimentos nas estruturas física e produtiva dos assentamentos. “Com ações de infraestrutura e acesso a créditos, os assentados têm assegurado melhor qualidade de vida e condições que garantam renda e desenvolvimento das famílias”, destacou.
O convênio com a prefeitura de Cantanhede terá um investimento total de R$ 1,2 milhão. O município está localizado no norte do estado, distante cerca de 150 quilômetros da capital maranhense. Possui oito áreas de reforma agrária, com 568 famílias. Lá serão construídas três pontes de concreto no assentamento São Patrício, beneficiando 62 famílias: uma será feita sobre o igarapé Marajá, com extensão de seis metros; outra no igarapé Molha Bunda, com sete metros; e mais uma sobre o igarapé Sobral, com 24 metros de extensão.
Já em Cajari, que fica na Baixada Ocidental maranhense, a parceria com o Incra totaliza o montante de R$ 1,7 milhão, com a recuperação de 31,6 quilômetros de estradas vicinais no assentamento Boa Esperança dos Oliveiras. No local residem 144 famílias, que vivem da produção de arroz, mandioca, milho, feijão. Os agricultores estão fortalecendo a produção e a renda com a inserção no Programa de Produção de Alimentos (PAA) do governo federal.
De acordo com a prefeita de Cajari, Camyla Jansen Pereira dos Santos, o assentamento é uma comunidade isolada, pois está com acesso somente por embarcações pelo rio Maracu. “Agora as famílias terão transporte por terra, o que vai permitir o acesso a novas obras como a implantação do sistema de abastecimento de água, bem como facilitará o escoamento da produção, transporte escolar, saúde, entre outros”, afirmou.
Mais créditos
O Incra/MA assinou ainda um acordo de cooperação técnica com a prefeitura de São Vicente Férrer para a realização de supervisão ocupacional, atualização cadastral e demais atividades necessárias para que os assentados tenham acesso aos créditos Fomento e Fomento Mulher.
O município de Cajari possui três assentamentos: Boa Esperança dos Oliveiras, Santa Rosa e o Agroextrativista Bacuri I, administrados pelo Incra e pelo governo do estado. Nessas áreas residem 257 famílias de trabalhadores rurais.