Ex-presidente José Sarney recebe Comenda de Honra do Mérito Científico do Maranhão na 19ª edição do Prêmio Fapema

O ex-presidente José Sarney foi um dos homenageados com a Comenda de Honra do Mérito Científico do Maranhão, concedida pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), durante a 19ª edição do Prêmio Fapema.

Sarney recebeu a Comenda em reconhecendo à sua contribuição inestimável para o avanço científico e tecnológico no Brasil.

A honraria foi entregue pelo presidente da Fapema, Nordman Wall, na residência de José Sarney, que não pôde estar presente no evento (veja o momento da entrega da comenda no vídeo acima).

Criador do Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio do Decreto nº 91.146, de 15 de março de 1985, Sarney nomeou como seu primeiro ministro o maranhense Renato Archer, reafirmando o compromisso com a valorização da ciência e da inovação como pilares para o desenvolvimento do país.

Além do ex-presidente José Sarney, também receberam a a Medalha de Honra ao Mérito Científico do Maranhão: a ministra do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos; o governador Carlos Brandão; o presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Odir Dellagostin; a secretária Natássia Weba; e os ex-presidentes da Fapema.

“Aqui nós temos instituições que são reconhecidas pelo Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia, como o IFMA, como a UFMA, a Fundação de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão, a Fapema. Ou seja, são instituições que fazem parte do ecossistema que revelam a força do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, nessa composição de produção científica tão significativa no Brasil”, destacou a ministra Luciana Santos, que esteve presente na cerimônia de premiação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *