Logo
  • Turilândia terá Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)

    Nesta quinta-feira (27) a Secretária de Saúde do Município de Turilândia, Cristina Oeiras, reuniu-se com gestores de saúde da Regional de Pinheiro e o representante técnico da secretaria de Estado da Saúde, Sr. Marcos Carvalho Dias.

    Durante o encontro, foi debatido sobre a solicitação do serviço de atendimento móvel às urgências e emergências – SAMU.  Com resolução de aprovação em mãos, brevemente o Município contará com atendimento composto por uma Ambulância SAMU 192, uma Motolância, e uma Embarcação SAMU 192.

    O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. São urgências situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras.

    O Ministério da Saúde vem concentrando esforços no sentido de implementar a Política Nacional de Atenção às Urgências, da qual o SAMU 192 é componente fundamental. Tal Política prioriza os princípios do SUS, com ênfase na construção de redes de atenção integral às urgências regionalizadas e hierarquizadas que permitam a organização da atenção, com o objetivo de garantir a universalidade do acesso, a equidade na alocação de recursos e a integralidade na atenção prestada.

    O SAMU 192 realiza os atendimentos em qualquer lugar e conta com equipes que reúne médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.

    • residências;
    • locais de trabalho;
    • vias públicas.
    IMPORTANTE: O SAMU 192 é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número “192” e acionado por uma Central de Regulação das Urgências.

    A Prefeitura de Turilândia está sempre trabalhando para melhorar cada vez mais o atendimento na saúde pública.

    0 Comentários

    Deixe o seu comentário!