Carreta da Mulher Maranhense realiza atendimentos em São Bento só até amanhã (05)

A Carreta da Mulher Maranhense e o Mamógrafo móvel estão percorrendo os municípios do estado levando ações de saúde...

A Carreta da Mulher Maranhense e o Mamógrafo móvel estão percorrendo os municípios do estado levando ações de saúde e enfrentamento a violência contra a mulher.

Nos dias 03, 04 e 05 de maio as Unidades Móveis estão na cidade de São Bento na Baixada Maranhense. Para a Psicóloga Calíope Almeida, da Ouvidoria da SEMU, o trabalho de itinerância tem ajudado na formatação das políticas públicas no estado. “Cada palestra realizada, cada vacina aplicada, cada mamografia realizada mostra que já avançamos e precisamos mais. A cada viagem conhecemos a realidade dos municípios e levamos esses dados para que o Governo do Estado possa direcionar estratégias para efetivar as políticas públicas de saúde e de enfrentamento a violência no estado”, disse a psicóloga.

O trabalho de itinerância da Carreta da Mulher Maranhense já atendeu mais de 100 mil mulheres em todo o estado desde de 2015. Em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, Força Estadual de Saúde e Prefeituras Municipais, a ação consegue reunir em um só local serviços direcionados para saúde e palestras.

Um dos serviços mais procurados é o exame preventivo (Papanicolau). O câncer de colo do útero é o que mais mata mulheres no Maranhão. A doença que pode evoluir para quadros de sangramento vaginal ou, após a relação sexual, para secreção e dor abdominais. Além destes sintomas, a mulher também poderá se queixar de dores intestinais nos casos mais avançados. As mulheres com vida sexual ativa precisam realizar o exame uma vez por ano.

Outro serviço que tem grande procura é a mamografia, para garantir o funcionamento do aparelho são realizados em média 30 exames por dia.

VER COMENTÁRIOS

Artigos relacionados