Deputado Bira defende discussão ampliada sobre os Diques da Baixada

O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) defendeu uma discussão ampliada sobre os Diques da Baixada, envolvendo técnicos contrários...

BiraO deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) defendeu uma discussão ampliada sobre os Diques da Baixada, envolvendo técnicos contrários e favoráveis. A posição do parlamentar que já havia sido afirmada em Audiência Pública e foi reforçada na tarde desta segunda-feira (02), durante sessão plenária. O socialista entende que é preciso abordar e examinar tecnicamente, sobretudo, o aspecto que mais preocupa a população, a salinização dos lagos da baixada.

“Precisamos ouvir os técnicos, os ambientalistas, trazer a Secretaria de Meio Ambiente, trazer os técnicos das universidades, para realmente analisarem e dizerem para nós com embasamento se essa ameaça existe ou não, porque, se ela existe, é uma tragédia o que pode acontecer muito em breve. E como nós estamos sujeitos às alterações ambientais em decurso do próprio tema, das interferências do ser humano e na dinâmica da sua própria reprodução no meio ambiente, é evidente que nós não podemos descartar que isso seja realidade iminente”, ponderou.

Bira saiu da Audiência defendendo a necessidade de aprofundar o assunto, com rodadas que garantam a participação de técnicos especializados na área para que o assunto possa ser debatido com profundidade que exige.

“A Baixada é uma região muito importante para o estado do Maranhão. Todos nós temos o maior carinho pela Baixada. Eu não sou exatamente da Baixada Maranhense, mas sinto como se fosse porque, fui criado em São Luís, mas nasci em Pindaré Mirim e o Rio Pindaré banha e consegue alimentar boa parte daqueles lagos da região da Baixada. Portanto é uma região a que todos nós temos muito apreço e é berço de resistência do povo maranhense”, concluiu ao destacar a presença marcante de inúmeras comunidades quilombolas, remanescentes das populações que foram escravizadas no passado.

VER COMENTÁRIOS

Artigos relacionados