Deputado Cabo Campos, SEDES e SEIR garantem construção de poços em comunidades quilombolas da Baixada e Litoral Ocidental Maranhense

Uma reunião, intermediada pelo deputado Cabo Campos, pôs fim ao dilema vivido por moradores de comunidades quilombolas de Pinheiro e Central do Maranhão: a falta de água. Nessa quinta-feira (19), um encontro entre o parlamentar; lideranças quilombolas; a secretária adjunta de Assistência Social, Célia Salazar; e os secretários de Estado de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista; e de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, resultou na inclusão das comunidades de Sudário e Mussuan no cronograma de construção de poços da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes).

As demandas para a construção dos poços foram colhidas durante a última edição do projeto ‘Escuta Quilombola’, realizado pelo parlamentar e sua equipe no mês de setembro nas duas cidades. Em menos de um mês, Campos trouxe as reivindicações para a capital, proporcionou o diálogo entre os quilombolas e o Poder Executivo e, junto às pastas de Desenvolvimento Social e Igualdade Racial, deu os primeiros passos para a resolução do problema nas duas comunidades mais afetadas pela falta do recurso natural na Baixada e Litoral Ocidental Maranhense, respectivamente.

Apesar da tabela que contemplaria a construção dos poços para este ano ter sido toda preenchida e o prazo para a inclusão de outras áreas ter sido encerrado, Evangelista atendeu ao pedido de Campos e abriu duas exceções às comunidades escolhidas através de um consenso pelos quilombolas. A previsão é que as demais comunidades das duas cidades que são menos afetadas pela falta de água sejam incluídas no cronograma do Governo do Maranhão para o próximo ano, conforme garantiu o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista. Nos próximos dias, um relatório com todo o mapeamento das áreas críticas referentes ao abastecimento de água nas regiões deve ser apresentado a Sedes.

O representante das comunidades quilombolas do município de Pinheiro, Aldo Costa, deixou a reunião feliz com a boa notícia.“Foi muito bom, porque a gente já avançou nesse pedido. Com fé em Deus, vai dar certo. Unimos as mãos com o deputado Cabo Campos e o secretário Neto Evangelista e deve chegar tudo direitinho”, disse.

A coordenadora de Igualdade Racial do município de Central do Maranhão, Fátima Roland, saiu da reunião alegre e cheia de esperança. “Eu estou saindo feliz daqui, com uma grande esperança, porque eu sei que, esse ano ainda, a comunidade de Mussuan vai ganhar um poço para suprir uma grande necessidade. No próximo ano, esperamos ser todos contemplados. A luta continua né? Só tenho a agradecer a Deus e ao deputado Cabo Campos por estar desenvolvendo esse trabalho maravilhoso. Nós seremos eternamente gratos”, declarou.

“É uma demanda do nosso projeto [Escuta Quilombola]. Avançamos na qualidade de vida do nosso povo. Infelizmente, não conseguimos contemplar todas as comunidades de forma imediata, mas fica aí a promessa de no ano que vem as demais serem atendidas. Em uma ação conjunta, através do Governador Flávio Dino, esperamos proporcionar dias melhores para todas essas comunidades”, finalizou Campos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *