Durante três dias atendimentos da carreta da mulher maranhense levará cidadania para Peri Mirim na Baixada Maranhense

A carreta da Mulher Maranhense  da Secretaria de Estado da Mulher, realiza ações durante três dias (30/04) e (01...

A carreta da Mulher Maranhense  da Secretaria de Estado da Mulher, realiza ações durante três dias (30/04) e (01 e 02/ 05) na cidade de Peri Mirim em parceria com a Prefeitura Municipal, através das Secretarias da Assistência Social e Saúde.

As palestras educativas e o acolhimento dado a essas mulheres se refletem nos números positivos dos atendimentos. “O principal ganho para as mulheres é o processo educativo de desconstrução do machismo ao lidar com o corpo, que impede a mulher de chegar à atenção básica”, disse a secretária de Estado da Mulher Laurinda Pinto.

Na carreta são disponibilizados serviços de orientação jurídica e sócio–assistencial, palestras sobre a Lei Maria da Penha, saúde da mulher negra, bolsa família, nutrição e exame de papanicolau que previne o câncer do colo de útero. Recebem destaque os estandes da Ouvidoria da Mulher e a Biblioteca Maria da Penha, ambos da Secretaria da Mulher, que trabalham a aplicabilidade da Lei Maria da Penha e orientações sobre a rede atendimento para mulheres em situação de violência doméstica.

Na área de saúde, os serviços são dos mais diversos: papanicolau, teste de hanseníase, glicemia, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites, vacinas contra HPV, orientações sobre a saúde reprodutiva e sexual e outros serviços oferecidos de acordo com a disponibilidade e parceria do município.

Durante os três dias, a carreta estará realizando atendimentos na Praça de São Sebastião no centro da cidade de Peri Mirim.

VER COMENTÁRIOS

Artigos relacionados