força política

Eleições 2018 mostra força política do prefeito Zezildo Almeida em Santa Helena

A campanha eleitoral do primeiro turno serviu de termômetro para que prefeitos e lideranças de municípios maranhenses mostrassem seu...

A campanha eleitoral do primeiro turno serviu de termômetro para que prefeitos e lideranças de municípios maranhenses mostrassem seu prestígio popular e político na região em que atuam. Em alguns casos, como na Ilha de São Luís, gestores municipais não conseguiram apresentar desenvoltura e tato com o eleitorado e assim, decepcionaram seus candidatos no resultado final das urnas.

No entanto, na Baixada Maranhense, mais precisamente na cidade de Santa Helena, um novo fenômeno político surgiu, mostrando força, equilíbrio, prestígio e liderança em meio ao seu reduto eleitoral. Trata-se do prefeito Zezildo Almeida que desde cedo, bem antes do início da jornada eleitoral, abraçou e assumiu publicamente a causa em favor de candidatos que disputavam a reeleição ou ascensão com mudança de cargo eletivo.

Ciente da bandeira política que defendeu e ostentou durante todo o período de campanha eleitoral, o prefeito Zezildo promoveu reuniões e encontros de lideranças comunitárias com seus pretendidos, além é claro, das gigantescas caminhadas e carreatas pela sede e zona rural de Santa Helena, arrastando multidões para o deleite dos seus candidatos.

Somente para enumerar, o gestor helenense abraçou a reeleição do governador Flávio Dino (PCdoB) e o resultado não poderia ser diferente. O chefe do executivo estadual abocanhou no município 79,51% do eleitorado, o que corresponde a 11.425 votos.

Para o Senado Federal, Zezildo defendeu explicitamente a candidatura de Weverton Rocha (PDT) e na carona, ainda alçou a eleição da segunda candidata do governo Eliziane Gama (PPS). Desta forma, Weverton obteve expressiva votação com 39,30% dos votos válidos, que correspondem a 10.343 sufrágios no município de Santa Helena e Eliziane alcançou 28,66 pontos percentuais. Portanto, ambos eleitos ao Senado.

A defender por apreço e reconhecimento, a reeleição do deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), devido as parcerias institucionais firmadas através de emendas parlamentares em benefício da população helenense, Zezildo marcou um verdadeiro ‘gol de placa’. Othelino que na última sexta-feira agradeceu pessoalmente o prefeito e a população de Santa Helena, conquistou 3.645 votos, quase 30% do contingente eleitoral do município.

O deputado federal Victor Mendes, natural da vizinha cidade de Pinheiro também recebeu o apoio incondicional do prefeito Zezildo. Em Santa Helena o parlamentar que buscava sua reeleição obteve 3.517 votos em Santa Helena. Isso representa quase 24% do eleitorado helenense. No cenário federal, Fernando Haddad (PT) atingiu a marca de 72,80% dos votos no município administrado por Zezildo Almeida.

Resumindo os dados do resultado final das eleições: todos os candidatos defendidos pelo prefeito Zezildo Almeida saíram vitoriosos das urnas instaladas nas sessões eleitorais de Santa Helena.

VER COMENTÁRIOS

Artigos relacionados