Gestor de Saúde da Regional de Pinheiro acompanha entrega de veículos e equipamentos aos municípios da Baixada para reforço ao combate à Malária.

Janderson Gusmão ao lado do Secretário de Saúde Carlos Lula

O gestor de Saúde da Regional de Pinheiro, Janderson Gusmão, participou da solenidade de entrega de motocicletas para 30 cidades, Ultra Baixo Volume (UBV) costal – utilizado no combate do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus – para 18 Unidades Regionais de Saúde e pulverizador de 15,2l e termonebulizador – equipamentos empregados no combate da malária e leishmaniose – para 43 municípios maranhenses.

A solenidade foi realizada no Palácio dos Leões na manhã desta quinta-feira (10), o gestor de Saúde da Regional de Pinheiro acompanhou os 17 prefeitos da Regional que foram  contemplados com a ação do governo. No ato  governador Flávio Dino enfatizou a importância de apoio aos municípios maranhenses na área da saúde pública. Os equipamentos serão utilizados em 18 unidades regionais de saúde, atendendo 43 municípios

Janderson Gusmão recebendo chaves de veiculos da Regional de Pinheiro.

A Regional de saúde de Pinheiro recebeu 8 motos e 18 pulverizadores para o combate a malária, Dengue e leishmaniose. Os municípios contemplados na Regional de Pinheiro na Baixada foram: Apicum, Bacuri, Bequimao, Cedral, Central MA, Cururupu, Mirinzal, Peri Mirim, Pinheiro, Porto Rico e Serrano Ma, Santa Helena, Turilândia, Guimarães, Pedro Rosário, Turiaçu e Presidente Sarney.

De acordo com Flávio Dino, o Governo do Estado está abrangendo várias ações sobre a saúde pública, como os hospitais regionais, “inclusive realizando mutirões de muita importância, além do atendimento diário”, entrega de ambulâncias e iniciativas também com dimensão preventiva. “Hoje, no caso, estamos entregando veículos e equipamentos que estão sendo disponibilizados àqueles municípios em que há maior ocorrência de indicadores de malária”, explicou.

Para o superintende da Regional de Saúde de Pinheiro, os equipamentos entregues pelo governo aos municípios da Regional, auxiliará no combate de endemias. “Com isso, o Estado dará um grande reforço na luta contra o  utilizado no combate do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus .   Agora, é preciso que a população faça sua parte, vistoriando rotineiramente seus quintais, eliminando criadores do mosquito” garantiu Janderson.

Comente