Governo

Governador Flávio Dino inaugura obras em municípios da Baixada Maranhense

Ações de cidadania e desenvolvimento social marcam a agenda do Governo do Estado na região da Baixada Maranhense. Serão...

Ações de cidadania e desenvolvimento social marcam a agenda do Governo do Estado na região da Baixada Maranhense. Serão contempladas as cidades de Viana, Olinda Nova, São Bento, Serrano do Maranhão, Presidente Sarney e Cajari, de sexta-feira (29) até domingo, 1º de julho. Estão no conjunto de ações entregas e vistorias de obras.

Na cidade de Viana, Flávio Dino entrega o 25º Restaurante Popular da gestão. A solenidade será a partir das 11h30, no bairro Citel. A unidade vai oferecer 1 mil refeições no almoço, ao custo de R$ 2. Para fortalecimento da agricultura familiar, produtores rurais serão contemplados com a entrega de um canal no povoado Sacaitaua.

“O apoio a este segmento é uma das estratégias do Governo para manter a produção rural, fortalecer as famílias e lhes dar estímulo para aumentar suas culturas, tanto a produção, quanto a qualidade”, enfatiza o secretário de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), Francisco Oliveira Junior.

A estrutura de canais integra o programa Diques da Produção, com 17 já construídos pelo Governo do Estado. As estruturas vão possibilitar a criação de peixes e plantações de banana, goiaba, caju e outros tipos de frutas. As famílias recebem ainda dois kits irrigação, que serão distribuídos a produtores da regional, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF). E encerrando a agenda na cidade, Flávio Dino inaugura a rede Maranet, garantindo acesso a internet no município.

A agenda segue em Olinda Nova, à tarde, com a entrega de uma escola com seis salas. A unidade integra o programa Escola Digna e foi totalmente construída pelo Governo do Estado. Na ocasião, entrega mais de 1,2 fardamentos para alunos da rede pública estadual. O governador assina ainda convênio para iluminação pública da Rodovia MA-014 e faz a entrega de um canal no povoado Loreto.

Em São Bento, ações de fortalecimento da educação com a entrega da primeira etapa da obra do novo campus e visita ao complexo da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e do Complexo Policial da cidade, a partir das 15h30. Em seguida, inaugura uma Escola de Ensino Médio no Quilombo Damásio, a primeira unidade escolar da comunidade e entrega 1.180 fardamentos. Ainda em São Bento, inaugura o sinal de internet com a rede Maranet e vistoria das obras de pavimentação asfáltica, integrando o Programa Mais Asfalto.

No sábado (30), entregas do Programa Escola Digna, Maranet e de fortalecimento a agricultura familiar, em continuidade da agenda de Governo, a partir das 13h30, em Serrano do Maranhão. Estudantes contemplados nos povoados Olho d’Água, Boa Esperança e Boa Vista, com a inauguração de novas escolas do Escola Digna.

“Com essa ação, o Governo vem transformando unidades de palha e barro em escolas de telha e tijolos, além da aquisição de equipamentos e de possibilitar a estrutura adequada ao aprendizado de milhares de maranhenses”, destaca o secretário de Estado de Educação (Seduc), Felipe Camarão. Na ocasião, o governador entrega mais de 1 mil fardamentos para alunos da rede pública estadual. A agenda no município contempla ainda a entrega da rede de internet do projeto Maranet, de 50 kits sanitários e uma patrulha agrícola.

Governador e comitiva visitam o município de Presidente Sarney, no Distrito Três Furos, a partir das 16 horas. A agenda inclui entrega do ginásio poliesportivo; da Escola de Música Municipal, construída por meio do programa Maranhão Musical; de um conjunto de ruas melhoradas com as ações do Mais Asfalto; e do novo prédio da Secretaria Municipal de Educação, que foi totalmente reformado.

Para atender famílias em vulnerabilidade social, o governador inaugura o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da região. A unidade vai atender a média de 1,5 mil famílias por ano. O CRAS atua no atendimento de todas as famílias em situação de vulnerabilidade social, reforça o titular da Sedes, Francisco de Oliveira. “Este equipamento oferece uma série de serviços essenciais para a proteção dos direitos e da dignidade de cada cidadão”.

Ainda na agenda de Presidente Sarney, a inauguração do Centro de Ensino Jackson Lago, que possui seis salas; e a entrega de mais de 1,8 mil fardamentos para alunos da rede pública estadual. No domingo, 1º de julho, a agenda de Governo encerra no município de Cajari, às 10h30, com a entrega de pavimentação asfáltica, fazendo parte do Programa Mais Asfalto e a inauguração de um hospital de 20 leitos.

VER COMENTÁRIOS

Artigos relacionados