Governo

Governo dá continuidade às ações do Mutirão do Glaucoma na região de Pinheiro

O Governo do Maranhão dá continuidade à mais um ciclo de atendimentos do Mutirão do Glaucoma, neste fim de...

O Governo do Maranhão dá continuidade à mais um ciclo de atendimentos do Mutirão do Glaucoma, neste fim de semana, em Pinheiro. A população de onze municípios da regional de saúde será atendida entre os dias 1º e 3 de junho. Durante o mutirão, o paciente passa por avaliação médica e exames capazes de detectar o glaucoma ou outra patologia ocular.

Nesta sexta-feira (1º), o atendimento do Mutirão do Glaucoma tem início, a partir das 8h, simultaneamente, nos municípios de Presidente Sarney e Alcântara. Ainda na sexta, no período da tarde, a partir das 14h, é a vez da população ser atendida nas cidades de Pinheiro e Bequimão.

Durante o mutirão na regional de saúde de Pinheiro, o atendimento será levado, também, para os municípios de Cedral, Mirinzal, Central do Maranhão, Turiaçu, Santa Helena, Pedro do Rosário e Peri- Mirim.

Para ser atendido o paciente precisa ter em mãos uma cópia de documento de identidade, cartão do SUS e comprovante de endereço. Após a consulta, se for detectado glaucoma, o paciente recebe medicamento gratuito e encaminhamento para tratamento. De caráter preventivo e assistencial, a busca ativa também identifica e trata outras patologias da visão, como catarata.

A estratégia da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é reduzir os casos de glaucoma no Maranhão e fortalecer o diagnóstico precoce dessa doença, que pode não apresentar sintomas aparentes, e, inclusive, causar cegueira irreversível. “A ação continua gerando inúmeros benefícios para a saúde da população. Estamos possibilitando uma vida mais saudável aos pacientes, e, para isso, disponibilizamos profissionais especializados para o acesso gratuito ao diagnóstico e tratamento do glaucoma”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Fatores de risco

Pessoas que têm parentes portadores de glaucoma, indivíduos com mais de 40 anos, pacientes com alto grau de miopia e diabéticos devem estar ainda mais atentos e procurar o mutirão para consulta. Mesmo sendo uma doença crônica e sem cura, o glaucoma é tratado com o uso de colírios, que controlam a pressão intraocular e impedem o avanço da doença.

Box/ Mutirão do Glaucoma na Regional de Saúde de Pinheiro

Sexta-feira (1º/06)
Manhã
Alcântara – Posto de Saúde Mangueiral, Avenida Principal (Na entrada da cidade)
Presidente Sarney – Posto de Saúde São Carlos, em frente à Semus

Tarde
Bequimão – Centro de Saúde de Bequimão, Rua Capitão José Castro, n.° 5, Centro
Pinheiro – Centro de Especialidade Médica Depinheiro, Rua Viriato Costa, S/N, Centro

Sábado (02/06)
Manhã
Cedral – UBS Nossa Senhora da Conceição, Avenida Mariano Victal de Negreiros, nº 1, Centro
Turiaçu – Hospital Municipal de Turiaçu, Avenida Santos Dumont (Na entrada da cidade)

Tarde
Santa Helena –
Hospital Municipal de Santa Helena
Central do Maranhão (16h às 18h) – Posto de Saúde Joaquim Antônio, Rua Feliberto Domingo, Centro
Mirinzal (14h às 16h) – UBS Maria José Gonçalves, Avenida Maria Firmina, S/N, Centro

Domingo (03/06)
Manhã
Pedro do Rosário – Hospital Municipal Pedro Cunha Mendes
Peri-Mirim – Posto São João (Posto da Sede), Praça Secundino Pereira, S/N, Portinho

VER COMENTÁRIOS

Artigos relacionados