Governo

Governo entrega equipamentos agrícolas a cidades do Litoral Ocidental

Moradores de Central do Maranhão e de municípios próximos receberam do Governo do Estado, por meio do Sistema SAF,...

Moradores de Central do Maranhão e de municípios próximos receberam do Governo do Estado, por meio do Sistema SAF, um caminhão, kits feira e equipamentos de apoio à comercialização de produtos agrícolas. A entrega aconteceu no domingo (10), durante a tradicional Feira Centenária que é realizada no município.

O caminhão foi entregue ao Colegiado de Desenvolvimento Territorial (Codeter) do Litoral Ocidental, que é composto pelos municípios de Central do Maranhão, Bacuri, Apicum, Serrano, Guimarães, Mirinzal, Porto Rico, Cururupu e Cedral. O veículo é proveniente do Projeto de Infraestrutura e Serviços em Territórios Rurais (Proinf), elaborados pelo Codeter e executado pelo Sistema SAF.

A entidade recebeu, também, equipamentos como caixa de som, barracas, mesas e cadeiras, que darão suporte ao projeto das feiras itinerantes nos municípios do Território Litoral Ocidental.

Para o diretor do Codeter no Território, Antonio Claudio Martins, que recebeu as chaves do caminhão e representou todos os municípios na solenidade, o apoio do Governo do Estado fortalece à agricultura familiar local.

“Com todos esses benefícios recebidos do Governo do Estado, vamos aliar a experiência do nosso povo, com o suporte técnico para escoar a nossa produção”, frisou Antonio Claudio.

Para Central do Maranhão, o Sistema SAF destinou 7 kits feira compostos por barracas, balanças, jalecos, caixa de isopor, gaiola plástica para aves, além de treinamento de comercialização e higiene.

O prefeito Ismael Monteiro destacou a importância da parceria entre Estado e município. “Já firmamos acordos de cooperação com outras secretarias do Estado, garantindo melhorias para o povo de Central, e dessa vez com a SAF. A chegada desses equipamentos melhora ainda mais a vida das famílias rurais”, afirmou.

Titular da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), Júlio César Mendonça defende que a presença do Governo fortalece a agricultura familiar, as entidades regionais, e estimula a economia do Território.

“O objetivo do Sistema SAF é garantir o desenvolvimento dos agricultores e agricultoras familiares. Tivemos a honra de proporcionar mais benefícios para centenas de famílias rurais, em um espaço diversificado como a Feira Centenária, diferente de todas que já visitei pelo Maranhão, incentivando ainda mais a produção do Território”, completou o secretário.

Além da pasta de Agricultura Familiar, o Sistema SAF é formado pela Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp/MA) e pelo Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma/MA).

A Feira

A Feira Centenária é promovida há anos, sempre aos domingos, atraindo vendedores e compradores de todo Litoral Ocidental Maranhense e outras regiões do Maranhão. É um espaço que mantém viva a tradição e força das famílias rurais do estado.

Na feira, pequenos produtores comercializam farinha, peixe, carne, artesanato, entre outros. Há venda e troca de animais, também, em um setor chamado Feira do Gado.

Participaram do evento o secretário de estado de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro; o gestor da Agerp-Pinheiro, Alexandre Frazão; o secretário adjunto da SAF, João Jorge Lobato; o coordenador dos escritórios regionais da Agerp, Aldean Cavalcante; e a diretora executiva da entidade Conguarás, Bruna Lima.

Presentes, também, os prefeitos de Cururupu, Rosinha Chaves; de Mirinzal, Jadilson Coelho; de Guimarães, Osvaldo Gomes; e secretários municipais da região.

VER COMENTÁRIOS

Artigos relacionados