Prevenção

MPMA lança campanha contra drogas em Guimarães

A cidade de Guimarães realizou nesta quinta-feira, 17, o lançamento da campanha “Quem escolhe o seu caminho? Você ou...

A cidade de Guimarães realizou nesta quinta-feira, 17, o lançamento da campanha “Quem escolhe o seu caminho? Você ou as drogas?”. Foi mais um município da Baixada Maranhense a receber o evento nesta semana. No dia anterior, Bequimão e Mirinzal já tinham sido contempladas pela iniciativa, que já foi levada a mais de 80 municípios maranhenses, segundo a coordenação da campanha.

O evento ocorreu na comunidade Vilagen, em construção pertencente à Igreja Católica, e contou com a participação de membros e servidores do Ministério Público do Maranhão (MPMA), do Judiciário, representantes do Executivo e Legislativo municipais, das polícias Civil e Militar, além de estudantes e professores de escolas públicas e da sociedade em geral.

Uma das coordenadoras da “Quem escolhe o seu caminho? Você ou as drogas?”, a promotora de justiça Sandra Fagundes Garcia, titular da Comarca de Açailândia, proferiu palestra a respeito do tema, com enfoque principal na orientação aos estudantes de Guimarães, para que não se deixem levar pela curiosidade de experimentar as drogas.

Sandra Garcia informou sobre a abrangência da campanha, que já atingiu mais de 80 municípios, quando se associa a ela outra iniciativa – a “Maranhão contra as drogas” – realizada em parceria com o Poder Judiciário, Câmara dos Deputados e Polícia Rodoviária Federal, com apoio do Governo do Maranhão e outros órgãos públicos.

A promotora de justiça também enfocou os diversos tipos de drogas, com os efeitos no organismo de quem as consome, e onde as famílias e usuários podem buscar apoio para enfrentar a dependência química.

Leonardo Santana Modesto, titular da promotoria de Guimarães, agradeceu à administração superior por levar a campanha ao município e ressaltou que a questão das drogas não pode ser combatida apenas de forma repressiva. “Embora seja muito importante no enfrentamento do problema, a repressão não é suficiente, já que o uso de drogas é uma doença e assim deve ser encarado, principalmente quando envolve crianças e adolescentes. Por isso, iniciativas como esta campanha são essenciais para diminuir esse mal que atinge toda a sociedade”, afirmou.

Ao se manifestar, o procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, agradeceu a participação dos presentes e ressaltou que o problema das drogas só poderá ser enfrentado com o envolvimento de toda a sociedade. “O Ministério Público está fazendo a sua parte. Conclamamos todos os segmentos sociais, para, juntos, pavimentarmos as estradas para o futuro, com o combate firme contra as drogas”.

Para o prefeito em exercício de Guimarães, Osvaldo Gomes, a campanha chega em bom momento ao município, que já vem apresentando um número crescente de casos de uso de drogas.

CONCURSO DE REDAÇÃO

Como parte da programação do evento, foi divulgado o resultado de um concurso de redação, com o tema “Quem escolhe o seu caminho? Você ou as drogas?”, realizado pela Promotoria de Guimarães junto aos alunos das escolas Unidade de Ensino Nossa Senhora da Assunção e Centro de Ensino Nossa Senhora da Assunção.

As quatro melhores produções textuais foram premiadas e os demais participantes receberam o certificado de reconhecimento pelo trabalho realizado.

LEIS SANCIONADAS

Um momento importante da solenidade foi a apresentação pelo prefeito em exercício de Guimarães, Osvaldo Gomes, de três projetos de lei que integram a campanha: criação do Conselho e do Fundo Municipal Contra Drogas e dos Conselhos Escolares. Com esses dispositivos legais, que já foram encaminhados à Câmara de Vereadores, o município firma compromisso para a implantação e acompanhamento da política pública sobre drogas.

Na abertura do evento, os estudantes fizeram uma apresentação teatral, com a temática do envolvimento com drogas e a possibilidade de recuperação.

Sobre o trabalho preventivo implementado pelo MPMA, o procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, afirmou que “combater as drogas não é gasto. É um investimento essencial para a vida de nossas crianças, dos nossos jovens. Por isso apoiamos a iniciativa de trazer a campanha para o interior do Estado: porque precisamos levar essa mensagem a todos, precisamos atuar juntos para vencer a guerra contra as drogas.”

A corresponsável pela campanha nas cidades do interior do Maranhão, promotora de justiça Sandra Fagundes Garcia, titular da Comarca de Açailândia, ministrou palestra sobre prevenção ao uso de substâncias entorpecentes apara os alunos das escolas públicas presentes na solenidade. “A questão das drogas, lícitas e ilícitas, é um problema social que envolve uma série de setores e aspectos, como saúde pública, criança e adolescente, educação, dependência química, internação e criminalidade”, afirmou.

MESA DE AUTORIDADES

Na solenidade, também compuseram a mesa dos trabalhos o diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais da PGJ, Marco Antonio Amorim; o juiz titular da comarca de Guimarães, Samir Araújo Mohana Pinheiro; a vereadora Ana Luíza Ramos, que representou a Câmara de Vereadores; o subtenente Antonio Reginaldo Gomes, que representou a Polícia Militar; e o pastor Josadaque Santos, da Assembleia de Deus.

VER COMENTÁRIOS

Artigos relacionados