A cidade de Central do Maranhão em 2006 ficou conhecida nacionalmente por ter dado ao Ex-presidente Lula o maior percentual de votos ao candidato entre os municípios brasileiros, 97,20%.
Mesmo depois da fama, os munícipes sofrem por falta de programas sócias e má gestão da atual prefeita do município, Fechinha (Republicanos), que trata a população pobre do município com mão de ferro.
Este ano, a cidade não foi a que deu mais votos a Lula no Maranhão. Central foi superada por Serrano do Maranhão, que garantiu 89,37% dos votos ao ex-presidente. Em Central Lula teve 88,51% dos votos.
Um dos maiores problemas enfrentados pelos centralenses é a falta d’água, tanto na sede quanto na zona rural do município, o sofrimento é o mesmo. Promessas de campanha que iludiram a população que hoje se arrepende amargamente.
O povoado Estiva dos Irmãos na zona rural da cidade, mulheres e crianças se revezam pelo liquido precioso que jorra por um cano. A água vem de um poço que estava desativa e foi ativado pelos próprios moradores.
“Mostrem esse vídeo para a prefeita, ele disse que primeiro de janeiro tinha água jorrando na torneira de todo mundo, olha aqui a nossa situação ai, para encher um botijão]ao de água é essa situação ai. Desse jeito ao, balde para encher sem ter água”, disse um morador indignado.