proerd

São Bento – PROERD volta a desenvolver o Programa no Município

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), foi criado pela Professora Ruth Hellen em conjunto...

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), foi criado pela Professora Ruth Hellen em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, Estados Unidos, em 1983. Atualmente o Programa está presente em 58 países.

No Brasil o programa chegou em 1992 através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sendo que desde 2002 se encontra em todos os Estados brasileiros.

O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado; que além de sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família.

Em São Bento – MA, foi reativado o convênio do PROERD através da Prefeitura Municipal com o Governo do Estado. De volta às escolas com finalidade na prevenção contra às drogas e à violência, o Programa vem desenvolvendo um grande trabalho incentivando os alunos a fazerem a escolha saudável para a sua vida.

O convênio é realizado entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado, a prefeitura disponibiliza todo material didático para as criança, além do uniforme para a formação do PROERD, assim disse o Professor do PROERD em São Bento, o Sargento Lisboa. “Nós observamos os olhos das crianças essa atenção em que elas recebem da gente e coloca em pratica tanto na escola, na família e na sociedade. Tanto é que alguns pais em depoimentos contam sobre as mudanças de comportamentos na maneira de viver e estar de seus filhos”.  Ressaltou o Prof. Sarg. Lisboa.

“Estive hoje na Escola Piamarta e presenciei o quanto os alunos estão motivados e atentos as aulas do Programa. Muitos alunos queriam falar sobre a importância do PROERD em sua escola. As crianças afirmaram que estão gostando porque ajuda a se prevenir das coisas erradas como: drogas, do fumo, das doenças que vem desse mal, da violência e etc”.

A Aluna Daniela, do 5ºA da Escola Piamarta, disse que acha muito legal e que quer ver sempre o PROERD em sua escola.

VER COMENTÁRIOS

Artigos relacionados