UFMA: professor do Campus de Pinheiro ministrará conferências em Portugal e na Itália

PINHEIRO – O professor do curso de Licenciatura em Ciências Humanas de Pinheiro, Ítalo Domingos Santirocchi, fará conferências nos...

prPINHEIRO – O professor do curso de Licenciatura em Ciências Humanas de Pinheiro, Ítalo Domingos Santirocchi, fará conferências nos dias 27 e 28 deste mês na Universidade de Coimbra, em Portugal, e entre os dias 3 e 5 de novembro na Fondazione per le Scienze Religiose Giovanni XXIII(FSCIRE) de Bologna, na Itália, onde apresentará os resultados de pesquisas desenvolvidas pelo docente.

Nos dias 27 e 28 de outubro, Ítalo Santirocchi fará duas conferências na Universidade de Coimbra sobre as pesquisas publicadas no livro “Questão de Consciência, os ultramontanos no Brasil e o regalismo do Segundo Reinado (1840-1889): as relações entre a Igreja e o Estado no Período Monárquico”. No primeiro dia, ele falará sobre a temática “Relações entre a Igreja Católica e o Estado no Brasil Imperial”, enquanto que no segundo dia o tema da conferência será a “Política e Religião no Brasil oitocentista”.

As palestras na universidade portuguesa são apoiadas pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, pelo Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes, pelo Centro de História da Sociedade e da Cultura e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Educação e Ciência de Portugal.

Em seguida, o professor seguirá à Bologna-Itália, onde recebeu convite para apresentar as pesquisas sobre “As relações entre o Papa Bento XV e o Brasil (1918-1919)”, no Colóquio Internacional Benedetto XV, Papa Giacomo della Chiesa nel Mondo dell’inutile strage, entre os dias 3 e 5 de novembro de 2016, tendo apoio da Santa Sé, do Pontifício Comitê para as Ciências Históricas, da Região da Emilia-Romanha e do Comune de Bologna.

O professor Ítalo Santirocchi aproveitará a ocasião para estabelecer parcerias e projetos de pesquisa internacionais que envolvam o Centro de Ciências Humanas, Naturais, Saúde e Tecnologia da UFMA e o Polo de Alcântara, com intuito de, no futuro, estabelecer uma graduação ligada ao Campus de Pinheiro no município de Alcântara.

VER COMENTÁRIOS

Artigos relacionados