Vai começar a 10ª edição da Expocapril em Bequimão

A Expocapril já entrou para o calendário de eventos do agronegócio maranhense. A exposição acontece entre os dias 15 e 19 de novembro em Bequimão (MA), em uma promoção do Sebrae Maranhão, Prefeitura de Bequimão e a Associação dos Criadores e Criadoras de Ovinos e Caprinos de Bequimão (ACCOCBEQ)

Já está tudo pronto para o início da 10ª edição da Exposição de Ovinos e Caprinos da Baixada Maranhense (Expocapril) em Bequimão, que acontece no período de 15 a 19 de novembro, no Parque de Exposições, localizado na Rodovia MA 106, km 30, povoado Frederico, próximo à entrada da cidade de Bequimão.

Em 2017, o Sebrae Maranhão, por meio da Unidade Regional em Pinheiro, será realizador da Expocapril, juntamente com a Prefeitura de Bequimão e a Associação dos Criadores e Criadoras de Ovinos e Caprinos de Bequimão (ACCOCBEQ), com o apoio do Governo do Estado do Maranhão, da Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (SAF), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), da Câmara Municipal de Bequimão e de outros parceiros locais.

A Expocapril já entrou para o calendário de eventos do agronegócio Maranhense e reúne todos os anos pequenos empreendedores do campo da baixada e litoral ocidental, além de outras regiões e até de outros estados brasileiros. O Sebrae possui uma forte atuação junto aos pequenos empreendedores rurais da região que atuam na caprinovinocultura, desenvolvendo ações de capacitação, consultorias e missões técnicas, com a participação dos empreendedores.

O diretor superintendente do Sebrae Maranhão, João Martins, destaca o apoio que vem sendo dado ao longo dos anos aos produtores de toda a região, o que segundo ele tem contribuído para o crescimento da atividade no estado.

“O foco do Sebrae é o desenvolvimento sustentável do setor produtivo e apoiar eventos como a Expocapril é uma estratégia fundamental nesse processo, pois no evento, os pequenos empreendedores do campo podem ter acesso a conhecimentos e tecnologias que talvez não teriam no dia a dia em suas propriedades e tudo isso de forma gratuita. Mas a Expocapril, é apenas uma de nossas ações junto aos criadores da região, temos realizado capacitações, missões técnicas e consultorias constantemente, por isso é tão gratificante ver que, ao longo dessas dez edições, a exposição só tem crescido, em números e principalmente na qualidade do evento”, afirma Martins.

De acordo com a organização do evento, este ano 29 expositores e mais de 650 animais estarão expostos para comercialização. A expectativa e de grande volume de negociações.

“A nossa expectativa esse ano é enorme, preparamos um evento diferente, cheio de capacitações técnicas para valorizar nossos associados e todos os produtores da região, trazendo pra eles conhecimento e a oportunidade de negociar de maneira mais rentável seus animais. Temos certeza que a nossa décima edição será memorável e mais uma vez o apoio dos nossos parceiros foi fundamental para que chegássemos até aqui, por isso gostaríamos de agradecer a todos que contribuíram para a realização da 10ª Expocapril”, destacou Leônidas Viegas Almeida, Presidente da ACCOCBEQ.

O evento terá uma estrutura montada especialmente pelo Sebrae para realizar os mais diversos atendimentos, como formalizações empresariais, orientações técnicas, levantamento de demandas, consultorias e outras solicitações. Um auditório com capacidade para 30 pessoas também foi montado e lá os empreendedores rurais receberão capacitações promovidas pelo Sebrae e por outros parceiros do evento.

“A Expocapril é um evento que já se tornou interestadual, não podemos mais pensar numa exposição acanhada, temos que projetar e realizar de maneira grande e essa foi a nossa preocupação este ano, entregar um evento que estivesse à altura dos dez anos de história da exposição. Em 2017 temos uma programação técnica recheada de atrativos e para isso montamos uma estrutura física que proporcionasse aos participantes e visitantes mais conforto e satisfação”, pontuou Graça Fernandes, gerente regional do Sebrae em Pinheiro.

Comente