Publicidade

Victor Mendes comemora sucesso da primeira fase da adesão ao Internet para Todos

Deputado lamenta que Pinheiro esteja de fora do programa, que vai beneficiar municípios de todo o Brasil Prefeitos de...

Deputado lamenta que Pinheiro esteja de fora do programa, que vai beneficiar municípios de todo o Brasil

Prefeitos de mais de 2 mil municípios brasileiros, dentre os quais quase 60 maranhenses, estiveram hoje (12) em Brasília para assinatura dos Termos de Compromisso para execução do programa Internet para Todos em suas localidades. A cerimônia foi realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília-DF.

O evento, que teve a participação do p residente da República, Michel Temer, e do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, contou com a presença do deputado federal Victor Mendes, articulador da iniciativa no Maranhão.

Lançado oficialmente no estado na última sexta-feira, o programa Internet para Todos já conta com 85 municípios cadastrados, que manifestaram interesse em aderir ao programa. Destes, 78 (pouco menos de 40% dos 217 municípios do estado) habilitaram-se à assinatura do Termo de Compromisso na cerimônia de hoje em Brasília.

Alguns, destes, por dificuldades de descolamento, não puderam comparecer. Incumbido pelo ministro Gilberto Kassab pela articulação dos municípios maranhenses para adesão ao programa, o deputado Victor Mendes comemora o sucesso da primeira etapa de mobilização deflagrada com o lançamento estadual do programa, realizado nas cidades de Chapadinha e Grajaú na última sexta-feira, 9. “Graças à divulgação e contato com as prefeituras maranhenses que estamos fazendo, conseguimos ampliar o número de adesões nos últimos dias.

Até quinta-feira passada eram apenas 57 municípios cadastrados. Hoje já temos 85. Vamos agora intensificar essa mobilização para integrar os 217 municípios”, garantiu Victor Mendes. Dentre esses municípios que estão fora desta iniciativa está Pinheiro, que até o momento não manifestou interesse em aderir ao Internet para Todos. “Vamos buscar uma articulação com os segmentos de interesse, com a juventude, com organizações sociais, enfim com todos os que podem ser beneficiados por essa iniciativa para que pressionem a gestão municipal no sentido da adesão”, afirmou o deputado.

Segundo ele, o programa se caracteriza como um forte mecanismo de inclusão social pela via do conhecimento e da tecnologia, viabilizando o recurso da internet para municípios onde o acesso inexiste ou se dá de forma precária. “O programa será um importante aliado na disseminação do conhecimento, da educação, oferecendo acesso ao mais poderoso recurso de comunicação, que é a internet. Por essa razão, Pinheiro não pode ficar de fora”, concluiu Mendes.

VER COMENTÁRIOS

Artigos relacionados